A Especialidade Profissional em Fisioterapia do Trabalho é regida pela Resolução Nº 465, DE 20 DE MAIO DE 2016 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). É de competência desse profissional realizar Análise Ergonômica do Trabalho (AET), Laudo Ergonômico, Parecer Ergonômico, Perícia Ergonômica; além de estabelecer nexo causal, tanto para diagnóstico de capacidade funcional quanto para perícia ergonômica; avaliar, elaborar, implantar e gerenciar a qualidade de vida no trabalho e projetos e programas de qualidade de vida, ergonomia e saúde do trabalhador; e ainda atuar em programas de reabilitação profissional, reintegrando o trabalhador à atividade laboral.
Sua atuação se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, com ações de prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do trabalhador.
Invista na saúde e qualidade de vida de seus colaboradores, invista em Fisioterapia do Trabalho.
A Beckman dispõe de Fisioterapeutas altamente competentes e qualificados prontos a atender demandas ocupacionais de acordo com sua necessidade.
A ginástica laboral tem como objetivo prevenir patologias relacionadas ao trabalho, como também, estimular os colaboradores a prática de atividades físicas, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e auxiliar na manutenção da saúde.
Essa prática é realizada dentro da empresa, nos próprios postos de trabalho ou locais específicos para sua realização, é feita em grupo e mediada por um profissional habilitado. Pode ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.
Entre os benefícios da Ginástica Laboral estão os Fisiológicos, tais como, melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura, Psicológicos, como, motivação por novas rotinas; Melhora do equilíbrio biopsicológico; Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas, entre os benefícios Sociais favorece o relacionamento social e trabalho em equipe, além de melhorar as relações interpessoais, existem ainda os benefícios Empresariais, como, redução dos gastos com afastamento e substituição de pessoal; diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões; maior produtividade.
A prática da ginástica laboral envolve ainda a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus colaboradores, o desenvolvimento do trabalho com qualidade e a prevenção de patologias. A partir desses aspectos, a ginástica laboral acaba se encaixando no que tange à boa qualidade de vida e conservação da boa saúde, demonstrando essa preocupação com os colaboradores, fazendo com que o trabalho não seja uma atividade desgastante e que possa comprometer a funcionalidade do indivíduo.
Na perspectiva de educação e promoção da saúde do trabalhador, a “Escola de Posturas” é um método pedagógico e terapêutico de orientações posturais, é uma prática que envolve informações teóricas, proporcionando ao colaborador um maior conhecimento sobre seu corpo, orientando sobre estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas que são necessárias para uma reeducação postural, assim como adoção de hábitos posturais, além da prática de exercícios terapêuticos de flexibilidade, alongamento e relaxamento objetivando melhor controle de estresse e diminuição da tensão muscular.
Objetiva principalmente proporcionar ao trabalhador conhecimento sobre seu corpo, tanto da parte anatômica como funcional, promovendo assim consciência corporal nas atividades da vida diárias, no lazer e, sobretudo, nas atividades laborais e ainda realizar movimentos de forma correta, sem causar sobrecargas corporais, prevenindo assim afecções da coluna, como também, torna-lo capaz de identificar posturas e hábitos inadequados, sendo dessa forma capaz de proteger sua própria saúde, com o intuito de melhorar a saúde e qualidade de vida do trabalhador e com isso influenciar no aumento da produtividade da empresa, pois colaborador saudável produz mais e melhor.
“A atuação do Fisioterapeuta do Trabalho se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, com ações de prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do trabalhador” (COFFITO, 2016).
A Fisioterapia do Trabalho teve seu surgimento em virtude da necessidade do acompanhamento da saúde do trabalhador, sendo baseada em algumas áreas de conhecimento como a Ergonomia, Anatomia Humana, Fisiologia do Trabalho, Biomecânica, entre outras, objetivando sempre a prevenção, resgate e manutenção da Saúde Ocupacional.
Objetiva principalmente prevenir, avaliar e tratar os distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, além de promover a melhora da qualidade de vida do trabalhador, evitar a manifestação de queixas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou decorrentes de atividades diárias e contribuir com a melhora da saúde do trabalhador aumentando seu bem-estar, desempenho e produtividade.
A Fisioterapia traz uma série de benefícios devido ao seu olhar integral sobre o trabalhador, desde aquele que pertence ao grupo sintomático (que já tem uma patologia, onde a atuação de dará com ações preventivas e curativas), o grupo assintomático (que não apresenta patologia, onde vai atuar preventivamente), até o grupo de risco (que não apresenta sintomatologia, mas na avaliação é detectada uma predisposição para o desenvolvimento, onde dará ênfase a ações preventivas).
A avaliação cinético-funcional é de responsabilidade do Fisioterapeuta e tem como finalidade caracterizar, por meio de métodos e técnicas de avaliação específicos, o grau de desempenho funcional nos mais diversos sistemas orgânicos. Através dela o diagnóstico cinético-funcional pode ser elaborado, este é indispensável ao planejamento e desenvolvimento dos programas de tratamento, sejam destinados à prevenção ou abordagens nas mais diversificadas patologias
São avaliações Fisioterapêuticas voltadas a condições posturais, musculares e ligamentares dos funcionários das empresas, baseadas nas atividades laborais que são ou serão desempenhadas.
Durante a jornada de trabalho em virtude das mais variadas atividades executadas é comum por parte dos colaboradores a adoção das mais variadas posturas. Nesse sentido, é de fundamental importância que essas atividades sejam realizadas com posturas corretas, que não comprometam a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
De modo objetivo e didático a Fisioterapeuta do Trabalho orienta os funcionários das empresas sobre o correto posicionamento postural durante as atividades laborais, levando em consideração os mobiliários e ferramentas utilizadas para o trabalho.
Além disso, discute-se sobre a importância da organização para o trabalho e sobre a realização de movimentos desnecessários ao realizar uma tarefa, que podem gerar fadiga como também interferir no processo produtivo.
Mesmo em um local ergonomicamente adequado, o intuito é orientar e conscientizar os funcionários das empresas a entender e utilizar os conceitos de ergonomia diariamente de modo a reduzir o cansaço, melhorar a produtividade e a satisfação com o trabalho.
A Qualidade de Vida no trabalho (QVT) objetiva dar aos colaboradores satisfação, bem-estar e promover a saúde no ambiente corporativo. É um conjunto de técnicas e ações para promover melhores condições no trabalho buscando aumentar resultados.
São consequências da ausência ou pouca QVT conflitos, poucas perspectivas de progresso, esgotamento físico e mental, falta de autonomia, pressões e fatores ambientais inadequados e insalubres.
A implantação de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho tem como propósito criar um ambiente organizacional mais humanizado. Esse programa influencia diretamente aumento de produtividade e resultados. Mas, antes de tudo, possibilitam a humanização da empresa e oferecem melhores condições de trabalho para os colaboradores.
Com uma ação de desenvolvimento profissional, é possível transmitir ao funcionário a importância de seu trabalho para a empresa. Fazer com que ele entenda que tem espaço para crescer e autonomia para agir é essencial para conquistar sua confiança.
Entre outros benefícios relacionados aos programas de qualidade de vida no trabalho estão: colaboradores mais motivados e satisfeitos com suas rotinas; melhora no clima organizacional; menos absenteísmo/faltas e probabilidade de doenças, principalmente psicológicas; hábitos mais saudáveis e profissionais mais conscientes; realização pessoal e profissional; melhora na imagem da empresa perante público externo e interno; desempenho superior em atividades cotidianas; comunicação mais fluída entre os colaboradores; menos cansaço, com acréscimo em atividades mais dinâmicas;
A dinamometria é um teste de força muscular, avalia a força isométrica (estática) do indivíduo, podendo ser realizados os testes de dinamometria manual dos membros superiores, dinamometria lombar, escapular, etc. Sua realização necessita de dinamômetro.
Cinesioterapia Laboral é a prática de atividade física no local de trabalho de forma voluntária e coletiva pelos funcionários na hora do expediente. É um programa de prevenção, objetivando prevenir LER/DORT, sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, melhorando assim, a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo melhora na saúde e promovendo bem-estar aos colaboradores.
Entre os exercícios realizados durante a Cinesioterapia Laboral, estão: exercícios de alongamentos, fortalecimento, relaxamento, respiratórios, exercícios globais e dinâmicos, assim pode-se obter os benefícios esperados dentro da empresa.
O termo Cinesioterapia é originado da palavra grega “kinesis” (movimento) e “therapia” (tratamento). Assim, percebe-se a diferenteça estre esta e a ginástica laboral, a cinesioterapia tem um foco terapêutico mais acentuado.
Entre os benefícios da Cinesioterapia Laboral estão: Melhora no relacionamento organizacional; Prevenção de LER/DORT, devido ao fortalecimento e flexibilidade adquiridos com o exercícios; Prevenção de problemas psicológicos, como estresse, Burnout, ansiedade, depressão; Melhora nos aspectos cognitivos, como atenção, memória, criatividade; Aumento da produtividade, pois com a melhora dos demais aspectos, torna-se uma consequência positiva e isto, ainda resulta em melhora da autoestima; Crescimento profissional, ao invés de desligamento ou afastamento; Equilíbrio hormonal, ou seja, redução do cortisol e aumento da serotonina; Reflexo na qualidade de vida fora do trabalho. Sem mencionar os benefícios para a própria empresa, isto é, melhora da imagem no mercado, redução de gastos, maior adesão dos funcionários à empresa, aumento dos lucros finais, etc.
Funcionalidade humana, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde, é um termo macro que designa os elementos do corpo, suas funções e estruturas, as atividades humanas e a participação do ser humano nos processos sociais, indicando os aspectos positivos da interação dos indivíduos com determinada condição de saúde e o contexto em que ele vive no que diz respeito aos fatores pessoais e ambientais (estruturais e atitudinais).
Saúde funcional é o estado de bem-estar do sujeito, nas coletividades ou enquanto pessoa, no desempenho das atividades e na participação social, visando o exercício da funcionalidade humana e da cidadania.
O Programa de Saúde Funcional no âmbito corporativo/laboral, envolve medidas preventivas, buscando salvaguardar a saúde dos colaboradores e desenvolver suas potencialidades funcionais, garantir um melhor condicionamento físico e com isso melhor desempenho em suas atividades laborais.