Ergonomia é uma ciência do trabalho, o termo ergonomia deriva do grego ergon (trabalho) e nomos (regras), ela estuda a relação entre o homem e outros elementos do sistema, tais como máquinas, equipamentos e tarefas, tendo como objetivo a adaptação da tarefa e do ambiente de trabalho ao homem, considerando desde o ambiente físico a questões organizacionais, com vistas a melhorar a saúde, segurança, conforto e eficiência do trabalho.
A Beckman Saúde e Segurança do Trabalho oferece diversos serviços em Ergonomia, considerando sempre as características e especificidades das atividades de cada empresa, buscando sempre salvaguardar a saúde e segurança dos trabalhadores e contribuir para um ambiente de trabalho saudável e com maior e melhor produtividade.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) está regulamentada através da Norma Regulamentadora 17 (NR 17) alínea 17.1.2 “Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora”.
A AET é um estudo detalhado da demanda, da tarefa e da atividade nos postos de trabalhos e objetiva buscar, identificar, analisar e aferir as condições de trabalho, conforme preconiza a NR 17, tendo em vista que as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. Assim, são analisados os riscos ergonômicos que o trabalho, suas atividades e tarefas podem oferecer, observando-se o impacto que cada elemento gera e como cada aspecto pode prejudicar e até adoecer os profissionais.
A partir da análise das condições e contextos em que o trabalhador está inserido propõe-se melhorias e adaptações do trabalho ao homem, objetivando principalmente manter a saúde, segurança e desempenho eficiente do trabalhador, o que culmina em um ambiente laboral mais saudável e seguro, menor número de absenteísmo e aumento da produtividade no trabalho.
O programa de ergonomia ou PROERGO é um programa de gestão dos riscos ergonômicos presentes no ambiente de trabalho, objetiva minimizar ou a neutralizar os riscos ergonômicos identificados, assim como desenvolver uma conscientização ergonômica no ambiente laboral.
O Comitê de Ergonomia (COERGO) é uma ferramenta que possibilita o envolvimento e a participação dos profissionais de todas as áreas de uma organização na gestão de Ergonomia. Ele atua de forma ativa nas tomadas de decisões referentes às ações corretivas e preventivas no que diz respeito a conforto ambiental, produtividade e melhor qualidade dos serviços prestados, promovendo melhorias contínuas em toda esfera do gerenciamento do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho.
O conceito de Laudo Ergonômico foi criado e regulamentado pelo CONFEA nº 473, de 1999, é uma prática recorrente de litígios trabalhistas. É um documento elaborado em virtude de solicitação por parte de um juiz trabalhista, com o objetivo de identificar a presença ou não de nexo entre o desenvolvimento de determinada patologia ou outros danos à saúde do trabalhador e a atividade exercida e condições laborais oferecidas pelo empregador.
A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com vistas a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Treinamentos e palestras de Ergonomia tem como objetivo proporcionar aos trabalhadores maior segurança e orientações quanto a prevenção de fatores de risco para a saúde em decorrências de condições ergonômicas, levando em consideração aspectos relacionados ao posto de trabalho, manipulação correta de mercadorias, organização do trabalho, aspectos psicossociais do trabalho e fatores ambientais.
Suporte para monitor, suporte para CPU, suporte para notebook, suporte para tablet, suporte para texto, mouse pad, apoio para teclado, apoio para pés, etc.
A Blitz Postural ou Ergonômica ocorre em cada posto de trabalho, com vistas a auxiliar o trabalhador quanto a adaptação e organização de seu posto de trabalho atendendo aos preceitos da Ergonomia, orientando ainda quanto as posturas adotadas durante a atividade laboral e orientações ao colaborador quanto a adoção de hábitos saudáveis, permitindo sempre que o mesmo realize seu trabalho sem prejudicar sua saúde.
Este método foi desenvolvido com um intuito de orientar o colaborar e prepara-lo para suas atividades laborais, melhorando a qualidade de vida, o conforto e prevenindo o desenvolvimento de lesões que influenciam em seu rendimento, tornando o corpo mais saudável.